O governo Bolsonaro anunciou o envio de equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para prestar auxílio a autoridades locais e às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Grande Recife. As informações foram divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter.
O presidente escreveu que determinou ao Ministério do Desenvolvimento Regional faça um monitoramento ininterrupto da situação em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.
Somente no Grande Recife, o número de pessoas que morreram desde segunda-feira (23) em decorrência dos temporais chegou a 33. Desse total, 28 morreram em deslizamentos de terra ocorridos entre a madrugada e a manhã deste sábado (28). Em nota, o governo de Pernambuco informou que a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco recebeu dos municípios o registro de pelo menos 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas.
O presidente informou também que, após sobrevoo em áreas atingidas no estado de Alagoas, o governo publicou o reconhecimento federal de emergência em 13 municípios e fez uma primeira liberação imediata de R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária nas duas cidades em situações mais críticas.
"Nossos mais profundos votos de pesar e solidariedade às vítimas desse triste desastre, bem como as famílias que tiveram seus bens destruídos pelas chuvas. É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor", escreveu Bolsonaro.
Mais chuvas
A previsão é de que continue a chover forte de hoje para amanhã (29) nos estados de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com precipitações que podem chegar até a 100 mm. O alerta para deslizamentos de terra e alagamentos na região é de Grande Perigo, o nível máximo.
Fonte: Agência Brasil
#bolsonaro #bolsonaroenorteenordeste #bolsonaromanaus #bolsonaro2022
3 Comentários
O maior problema das enchentes é a falta efetiva de escoamento das águas pluviais. Os prefeitos não investem em esgotos e saneamento, principalmente, nas áreas de risco.
ResponderExcluirQuando acontecem excessos de chuvas, os prefeitos colocam a "culpa na natureza" e abrem "estado de calamidade" para receberem grandes verbas do governo federal.
Os prefeitos não investem em saneamento básico porque são ações que estão embaixo do solo e a população não enxerga e não valoriza, e os problemas aparecem com as grandes tempestades, e eles culpam a natureza.
É assim que os prefeitos agem!!!
Dou como exemplo o bairro de Tambaú, aqui em João Pessoa. Nessas semanas de chuva intensa muitas ruas, desse bairro, considerado uns dos nobres da orla de João Pessoa, estão ficando alagadas porque os bueiros/bocas de lobo estão entupidos de lixo. A consequência são ruas alagadas porque a drenagem não ocorre. Não adianta construir os bueiros/bocas de lobo e não dar a devida atenção na sua limpeza e manutenção.
Os prefeitos são diretamente os principais responsáveis pelas enchentes e pelos desabamentos de casas construídas em encostas que são inadequadas para habitação e as prefeituras não estão vigiando e nem preocupadas, mas cobram altos valores de IPTU.
Quaisquer problemas advindos de fortes chuvas as responsabilidades deviam "recair" sobre os prefeitos e estes levarem processos e serem indenizados por cada casa deslizada e sobre cada pessoa morta em decorrência dessa situação de desmoronamentos e enchentes.
Inadmissível que o governo federal arque com altos custos para os municípios atingidos e os prefeitos não empregam essas verbas para a melhoria e combate a essas "previsíveis situações". Sim, todo problema advindo das fortes chuvas são previsíveis e podem ser combatidos ou minimizados.
Eu fico muito indignada que nenhuma medida seja tomada contra os prefeitos. Não é sobre a prefeitura que precisam implementar ações jurídicas, essas ações são da responsabilidade dos prefeitos enquanto chefes do município.
Como nosso Brasil não tem legislação séria e um judiciário honesto, justo e competente.... assim vai caminhando e muitos morrendo por falta da administração correta dos nossos suados impostos, que são usados para fins de corrupção e não para ações e obras fundamentais para a população.
AVANTE BRASIL!
DEUS ACIMA DE TODOS NÓS BRASILEIROS!
Parece que o governo de
ResponderExcluirPernambuco e o prefeito de Recife não se importa com a população, enquanto isso nosso presidente age rapidamente para ajudar o povo pernambucano🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀
Concordo plenamente com palavras acima,com certeza prefeitos tem sim sua culpa de não investir e pra essas e outras q ocupa o cargo representante da cidade
ResponderExcluir